Saltar para o conteúdo
27/03/2011 / Catavento Lunar

Uma aventura antiga com desafios diários

Trilha sonora: Mumford & Sons, álbum Sigh No More.

A interpretação da Bíblia começa nela mesmo; Tanto no Antigo Testamento, onde os personagens e autores bíblicos interpretam a Palavra (exemplos: Jr 10:1-16; Os 6:11) atualizando e contextualizando a vontade de Deus à respectiva época, como no Novo Testamento, quando Jesus interpreta de forma definitiva o propósito divino (exemplo: Mt 5:21-48)  e também com a comunidade primitiva e os apótolos.

Entretanto, muitas vezes as interpretações da Palavra de Deus não estão a serviço de Deus, mas sim do diabo. É isso mesmo! Na Bíblia encontramos alguns exemplos, como em Gênesis 3:1-4 ou em Mateus 4:1-11.  É semelhante as ocasiões em que alguém interpreta o que falamos a seu próprio favor, tirando vantagem em distorcer nossas palavras e então, nós exclamamos: ‘Ei! Não foi isso que eu disse!’   

Agora eu,  como tenho interpretado a Bíblia? Eliminando qualquer parte que me desagrada ou exige mais do que estou disposto a fazer? Quando Jesus diz no evangelho de Lucas 9:23-27: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (v.23) Por que eu não interpreto e pratico essas palavras literalmente em minha vida?

Preciso interpretar a Palavra de Deus de maneira menos alegórica e basear minha conduta, ou melhor, basear toda a minha vida em Cristo, que é Palavra de Deus viva nas Escrituras. Preciso diariamente perceber o quanto sou miserável e quero (necessito!) seguir ao meu Salvador.

 

Desejo que o Espírito Santo de Deus,  o inspirador das Escrituras, seja meu e seu auxiliador, na maravilhosa aventura diária de interpretação da Palavra!

Deixe um comentário