Saltar para o conteúdo
14/03/2011 / Catavento Lunar

Um pouco sobre codependência

Trilha sonora: The Swell Season, álbum Strict Joy.

O módulo que tivemos antes do recesso de carnaval foi, Visão Cristã da Família, com Dieter Kirsch. A partir de conceitos teóricos e também da história da família no Gênesis – de Abraão até José, nós trabalhamos a ideia cristã de uma família saudável. Sempre fazendo destes conceitos algo muito pessoal e prático. Refletimos profundamente sobre os relacionamentos familiares do passado e também sobre os que ainda estão por vir, com a formação de uma nova família. A questão central da semana foi a codependência,  então, vou tentar escrever resumidamente sobre este tema. 

‘A codependência é um transtorno emocional conceituado lá pelos anos 70. Inicialmente relacionado apenas a familiares de dependentes químicos, hoje se estende também para casos de problemas graves de personalidade’ (fonte), como por exemplo, depressão.  

Em todas as famílias existem problemas, porém algumas famílias são consideradas saudáveis e outras codependentes. De forma condensada, uma família saudável é aquela onde os pais são equilibrados e sãos, não-adictos, maduros, com uma auto-imagem positiva, que sabem se relacionar com Deus e que se dedicam a manter um casamento feliz. Uma família codependente é o oposto da descrita acima. Um exemplo simples de codependência é o homem que disciplina muito severamente seu filho porque seu pai fazia o mesmo com ele.

Se pararmos para uma reflexão sobre o assunto, certamente encontraremos algumas coisas ruins em nossa personalidade que derivaram de experiências negativas que tivemos com nossos pais, ou seja, codependências. Creio que podemos orar por essas questões, colocá-las diante de Deus e também, podemos procurar alguém com quem conversar sobre… Assim, temos a oportunidade de melhorar nossa vida, deixando de carregar alguns “pesos” desnecessários, e também, a vida daqueles que estão ou estarão ao nosso redor, amando a eles plenamente.

 

Deixe um comentário